News

Conquista histórica: Primeira turma do programa de formação em epidemiologia de campo de linha de frente “Uma Saúde” da Guiné-Bissau se forma

Cerimónia de abertura, Bissau, 9/6/2025
Oficina de trabalho

A formação básica em Epidemiologia de Campo com a abordagem “Uma Saúde” constituiu um marco importante no fortalecimento das capacidades nacionais em vigilância e resposta a surtos e emergências de saúde pública.

O processo de seleção para a 17ª turma do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Linha de Frente e a 1ª turma da abordagem “Uma Saúde” reuniu profissionais das áreas da saúde humana, animal e ambiental, garantindo a representatividade multidisciplinar necessária à filosofia “Uma Saúde”. Após a avaliação dos perfis, foram selecionados 10 candidatos de diferentes regiões de saúde do país, incluindo enfermeiros, veterinários, ambientalistas e técnicos de saúde pública.

O curso teve início em junho de 2025, com a cerimónia oficial de abertura presidida por Diretor Geral da Promoção e Prevenção de Saúde, na presença da Diretora Geral da Pecuária, Diretora do Centro de Epidemiologia e Saúde Comunitária, Coordenador Nacional do FETP, mentores e os demais colaboradores. O momento simbolizou o compromisso conjunto no fortalecimento da vigilância integrada e no combate às ameaças sanitárias.

Durante o período formativo, os participantes desenvolveram competências práticas em deteção, análise de dados epidemiológicos, passos para uma investigação, comunicação de dados, com exercícios de campo que reforçaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Ao final do curso, 9 treinandos concluíram com sucesso, sendo 6 do sexo masculino e 3 do sexo feminino., provenientes de diversas regiões e setores.  O encerramento oficial realizou-se em 30 de agosto de 2025, numa cerimónia marcada por apresentações dos trabalhos desenvolvidos e entrega de certificados, com a presença de autoridades nacionais e parceiros técnicos.

A formação contribuiu não só para aumentar o número de epidemiologistas de campo no país, mas também para consolidar a colaboração intersetorial e preparar uma nova geração de profissionais capazes de responder de forma integrada,a desafios de saúde que ultrapassam fronteiras humanas, animais e ambientais.

Foto família do ínicio do treinamento
Atividade de campo
Foto de término do treinamento
Language »